[Leitura] O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

O Guia do Mochileiro das GaláxiasAutor: Douglas Adams
Série: O Guia do Mochileiro das Galáxias #01
Editora: Arqueiro
Ano:2010
Páginas: 160
Avaliação:4/5






"Um número cada vez maior de pessoas acreditava que havia sido um erro terrível da espécie descer das árvores. Algumas diziam que até mesmo subir nas árvores tinha sido uma péssima ideia, e que ninguém jamais deveria ter saído do mar." Pg.10

Gente, o que é esse livro? Eu já imaginava que ele seria meio maluquinho, já tinha ouvido algumas opiniões, mas o autor é insano, a sua mente sem dúvida trabalha na velocidade da luz.

Vamos ao início. Arthur Dent é um Britânico que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando seu amigo Ford Prefect o convida a tomar umas cervejas no bar, no momento Arthur está um pouco ocupado deitado na lama na frente de sua casa, ele tem o intuito de impedir a demolição da mesma por conta de um desvio novo na estrada da cidade.
Chegando ao bar Ford o comunica que o mundo esta acabando, a Terra irá ser destruída e eles precisavam sair dali em dez minutos, ele deve beber logo seus seis chopes. A Terra é enfim destruída e esses dois improváveis amigos começam um jornada pelo espaço. No meio do caminho se esbarram em Zaphod Beeblebrox e Trillian, e dai mesmo é que a historia fica louca.

Quando comecei a ler fiquei um pouco surpresa, se não me engano já vi ele mais de uma vez na parte de infanto-juvenil, tinha uma ideia que ia encontrar alguma coisa engraçadinha e inocente. Inocência a minha. Na verdade é um livro para todas as idades, mas não tem nada de singelo. O autor abusa de sarcasmos, piadinhas e MUITA imaginação. A principio nada faz sentindo, mas aos poucos uma informação vai se juntando à outra, e quando percebemos esta quase tudo interligado. [quase porque existem umas historinhas paralelas, que tem o intuito só de divertir o leitor mesmo]

Meu personagem predileto sem duvida foi o Zaphod, eu AMEI esse ser de duas cabeças, ele é sem noção, é inteligente e ao mesmo tempo é burro, engraçado, e não me pergunte como, mas tem seu charme. Pois é, bizarro, mas é a verdade.

Douglas Adams tira muito sarro da humanidade, de como pensamos que somos inteligentes, uma raça tão superior e desenvolvida. No começo me senti idiota por não entender bulhufas do que ele estava dizendo, parei a leitura por quase uma semana, depois retomei e tive a impressão que era isso que ele queria, que eu me sentisse estúpida. Resolvi ler de outra maneira, com a mente mais aberta como se entendesse aquele monte de informações malucas sobre física, tempo/espaço, aparelhos, computadores, tecnologia avançada e afins (como no quote abaixo). Então tudo ficou claro quando percebi que eu não devia mesmo captar nada daquilo, a grande maioria é tudo invenção daquela mente psicodélica e criativa, e percebi, ele estava era tirando sarro de mim! Ou será que fiquei um pouco paranoica com esse livro? Ainda não descobri, talvez eu use o gerador de improbabilidade infinita e descubra qual a chance disso realmente acontecer! 

"O Princípio de gerar pequenas quantidades de improbabilidade finita simplesmente ligando os circuitos lógicos de um Cérebro Subméson Bambleweeny 57 a uma impressora de vetor atômico suspensa num produtor de movimentos brownianos intensos(por exemplo, uma boa xícara de chá quente) já era, naturalmente, bem conhecido - e tais geradores eram frequentemente usados para quebrar gelos em festas..." (pg. 69. Entendeream o que eu disse? WTF é isso?)

Existe um filme também desse livro, eu assisti apenas o comecinho, gostei e parei porque queria ler o livro primeiro. Pelo que eu assisti ele me pareceu ser bem fiel. Não achei um bom legendado então coloquei esse em inglês mesmo:


Há um outro vídeo bem interessante que demonstra um pedacinho de outra parte do livro, não há grandes spoilers mas eu indicaria só para quem já leu o livro, é sobre a Questão Fundamental:


Há quem diga que essa é uma referência a um conto de Isaac Asimov, "A Última pergunta". É um conto bem interessante também que vale a pena ser lido (clique aqui se quiser ler).

Ah!!! E tem mais uma coisa muito interessante nesse livro, aqui descobrimos o que acontece com aquelas canetas esferográficas que sempre somem, imagino que o mesmo fenômeno se aplique a amarradores de cabelo, par de meias e outras tantas coisas que desaparecem de uma hora para outra!! Interessantíssimo!

Minha dica sobre esse livro seria: NÃO ENTRE EM PÂNICO e leia logo essa série!

“Você acha que o seu problema é sério? E eu? O que faço se eu sou um robô maníaco depressivo? Não, nem tente responder; eu sou 50 mil vezes mais inteligente que você e nem eu sei a resposta. Só ao tentar me colocar no seu nível intelectual, fico com dor de cabeça.”Pg.103
Tecnologia do Blogger.