[Leitura] Crash - Nicole Williams

CrashAutora: Nicole Williams
Série: Crash #1
Editora: Ainda não publicado no Brasil
Ano:2012
Páginas: 215
Avaliação: 3/5






Queimei minha língua com esse livro. Na última resenha estava tão indignada com as autoras americanas sobre a dificuldade de criarem personagens femininas normais. Mas ALELUIA até que enfim depois de tantos livros me aparece uma guria de verdade!

Comecei esse livro por influência do destino, ontem estava assistindo "Ela Dança, Eu Danço" pela milionésima vez, eu sei que não é muito conteúdo, mas digamos que eu gosto mesmo é de ver o Channing Tatum atuar [cof! cof!]. E em seguida atualizando meu perfil no Skoob descubro esse livro, na hora canalizei toda minha energia tatumnistica para ele, garota cor de rosa do balet com garoto todo de preto problemático. Logo no início já vi que as semelhanças acabam ai, mas isso é assunto para o próximo parágrafo.


A Lucy é uma garota de 17 anos, mas bem diferente das songas mongas de vinte e poucos que estamos acostumadas a ver por ai. Ela é despachada, não liga para o que os outros pensam, não se envolve nesses dramas toscos de ensino médio nem fica chorando pelos cantos do corredor quando o bicho pega. Sua família passou por uma tragédia que afetou toda a casa, tanto pessoalmente quanto financeiramente, mas uma coisa, apenas uma coisa ela não pôde se desfazer, que eram as aulas de dança.

Já o Jude tadinho, o pobrezinho é desgraçado mesmo, é muita penúria e tragédia para uma vida só. Ele sim é o próprio esteriótipo de badboy, foi preso diversas vezes, tem um problema sério em controlar a raiva e claro, por ultimo mas não menos importante e uma característica obrigatória dos mocinhos é um Deus grego que pega e não se apega.


"— Com quantas meninas você esteve Jude? — perguntei, fazendo a pior pergunta que uma menina deve perguntar a um cara como Jude. Eu estava esperando um número inferior a 50.

Ele abaixou a fatia de pizza antes de dar uma mordida. — O suficiente para saber quando se tem algo especial."


Logo na primeira cena você já vai ver se o livro é para você ou não, fica claro a personalidade dois dois. A autora foi bem rapidinha, até achei um pouco esquisito, não teve aquelas páginas introdutórias, o negocio já começou com os dois se conhecendo, atração instantânea, pensamentos obscenos e provocações. Mas parei para pensar e cheguei a conclusão que se você tem dezessete anos é isso que acontece mesmo. 

Esse livro têm várias citações de canções dos Beatles, principalmente Lucy in The Sky with Diamonds [se você é de outro planeta e não conhece essa musica, assim como eu, é aquela da abertura da novela Império, me recusei a colocar o video da tal abertura, então escolhi esse da capa assustadora do Beatles], música que deu nome a nossa querida bailarina. O pai dela é um grande fã deles, na verdade o único motivo de pobrezinho sair da cama acho que é para ouvir alguns desses discos. Ele é um doce mas meio cabeça de vento devido à tragédia que ocorreu na família, a mãe dela por outro lado reagiu de maneira oposta, se tornou a megera, no começo eu senti raiva dela,  depois entendi seus motivos, realmente não deve ter sido fácil passar pelo que eles passaram.


No geral eu gostei bastante do livro, apesar de ter gostado da Lucy ela se mostrou um pouco arrogante em alguns momentos, parecia que ninguém era boa/bom suficiente para ser amigo dela, era cheia de discursos contra o pré-conceito que algumas pessoas têm por outras, mas em vários momentos ELA era a preconceituosa, tinha gente legal querendo ser amiga dela e ela só dava patada. E o meu problema com o Jude é que ele devia ser mais bad e menos boy, ela praticamente atacava e ele vinha com aquele papo "agora não, eu quero que seja especial", oh paciência cade você? No começo isso é bonitinho e fofo, mas depois de algumas vezes eu já estava torcendo pela próxima prisão dele[tadinho nem tanto, era só para dar um tom dramático mesmo]. Tirando essa castidade toda ele é um fofo, sempre preocupado com ela, tentando seu uma pessoa melhor, a todo momento era claro como ele estava rendido.

"...Eu sou um câncer, Luce. E não do tipo que você pode matar com radioterapia, sou do tipo que te mata, no fim das contas. — aquela vulnerabilidade que eu vislumbrei antes estava lá novamente, afogando-se em seus olhos.
Eu estava muito chateada, ou muito ferida, para deixar aqueles olhos me afetarem. — Bem, obrigada por nada. Tenha uma boa vida."

Teve uma coisa que eu não gostei do livro, cheguei até a tirar uma estrelinha só por isso, infelizmente não vou falar porque seria um spoiler muito chato. Mas a Lucy me decepcionou, não foi GRANDE coisa, mas fiquei incomodada, acho que não precisava daquilo. 

Eu recomendo o livro sim, ele é bem light  e gostoso de ler, a história também tem surpresas, quando você pensa que esta tudo bem aparece um bomba no seu colo, teve um final bonitinho mas tem mais dois livros pela frente. Na verdade li da sinopse e acho que vai ser pior que esse, pelo jeito vamos ter uma Lucy maluca de ciúme, mas não vou julgar [já julgando], quero ler e depois compartilho o que achei.

Segue os livros dessa série:
1. Crash;
2. Clash;
3. Crush.
*quase um trava língua, tente falar os três sete vezes seguidas.
Tecnologia do Blogger.