[Leitura] O Terceiro Anjo - Alice Hoffman

Leave a Comment
O terceiro anjoAutora: Alice Hoffman
Título Original: The Third Angel
Editora: Planeta do Brasil
Anos: 2011
Páginas: 272
Avaliação: 3/5


Quando se vê uma avaliação 3 logo se pensa que o livro é um pouco monótono, não? Eu pelo menos sempre dou uma brochada, mas aqui a situação é bem diferente. O livro é realmente ótimo, tem fluidez, uma história interessante, mas no fim das contas ficou um pouco incompleto ao meu ver. Vou tentar explicar melhor...


Ele é dividido em três partes, cada qual é narrado por uma mulher diferente. Primeiro temos a Maddy que vai a Londres no casamento de sua irmã Allie. Ela sempre se sentiu um pouco excluída da família, achei uma personagem bem construída mas foi difícil gostar dela, é egoísta, adora ser sempre a vítima da situação, age sem pensar e acaba fazendo sempre o que não deve.

Depois temos a narração da Frieda. Ela é a junção mesmo da história toda, seria o Sol da trama, todos os outros acontecimentos vão permeando as consequências das suas atitudes. Ela é independente, forte e faz suas escolhas e aguenta o tranco.

E por último a Lucy, que vem juntas as pontas soltas. Também gostei muito dela, mas esperava mais. Eu queria saber um pouco mais sobre da onde ela tirou a história da Garça Azul, achei que tinha realmente acontecido alguma coisa interessante que a tinha inspirado, mas ficou tudo um pouco no ar.

No fim das contas as coisas de um modo geral ficaram no ar. Isso me incomodou um pouco, porque apesar de a história se fechar e você ver claramente onde essas histórias se cruzam, eu terminei com aquela sensação de "ta e daí?", achei que faltou um "confronto" entre as três. Eu queria ver elas notando claramente como as vidas delas se cruzam. Me pareceu que elas não têm a menor consciência de quem são as outras. E toda aquela teia que a autora criou perdeu um pouco da consistência. 

Mas logicamente isso é uma opinião totalmente pessoal, talvez você leia e isso não te incomode, então eu indico sim a leitura, mesmo porque a ideia geral é muito interessante, instigante, com personagens fortes, reais e bem construídos. Ela tem uma pitadinha de sobrenatural que ajuda a dar um clima sombrio em alguns momentos.

" O médico acreditava que havia três anjos. O Anjo da Vida, que o acompanhava na maioria das noites. O Anjo da Morte, que aparecia, com seus trajes de funeral, nas consultas em que não havia mais esperança. Havia ainda o Terceiro Anjo. Aquele que andava entre nós, que às vezes ficava na cama, doente, implorando pela compaixão dos seres humanos" (Pg. 127)

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.