[Leitura] 1Q84 - Livro 2

Leave a Comment
1Q84Autor: Haruki Murakami
Série: 1Q84 #2 (de 3 livros)
Editora: Alfaguara
Ano: 2013
Páginas: 376
Avaliação: 4/5


Que loucura! Podem falar qualquer coisa dessa série, menos que ela não é original, Murakami teve claramente suas influências na hora de escrevê-los, mas ele criou um enredo tão diferente que eu fico sem saber se estou maravilhada ou aturdida com tanta informação incomum.


O livro continua exatamente onde o outro termina (resenha aqui) e as narrações são intercaladas entre Aomame e Tengo. Eles continuam firmes em suas respectivas essências, ela foda, e ele.... ele sendo Tengo, não sei muito bem como definir esse personagem, ao mesmo tempo que é fraco dali a pouco já o acho forte, está sendo um tico desonesto e depois se mostra altamente íntegro, é indiferente, em seguida apaixonado. Tudo vai depender do que está interagindo com ele na cena, acredito que esse é o grande charme do Tengo, ele é real, não há uma característica que domine o tempo todo, ele é altamente humano. Mas os dois ainda compartilham o amor, amor esse que não permite que ambos se encaixem onde quer que seja.

O livro é cheio de metáforas maravilhosas, trás muitas reflexões sobre diversos aspectos como escolhas, religião,  principalmente de como as aparências enganam e como uma situação contemplada de pontos de vistas diferentes pode ser julgada de maneira diferente. Houveram reviravoltas que eu não esperava, gostei de mudar de lado, mas no fim me senti em cima do muro, fiquei com a sensação que não há escolha nenhuma, nem certo nem errado. E isso não foi uma metáfora.

Esse livro me fez refletir sobre questões morais, sobre o que é certo, quem está certo e principalmente: há necessidade de alguém estar certo? No fim tudo se define à batalhas pessoais, o que cada um precisa fazer para poder se sentir uma pessoa melhor.

" ...Quanto mais nos esforçamos para nos tornar seres humanos perfeitos e bondosos, mas claro fica o propósito de a sombra querer se tornar negra, malvada e destrutiva."

Voltando ao livro, aqui começam as explicações sobre a Crisálida e Ar e o Povo Pequenino. O que falar disso? Viagem na batata completa e muito louca. Mesmo assim viajei junto, se é para comprar a ideia, comprarei, a única coisa que me incomodou foi uma certa pornografia bizarra que há, tentei digerir mas acredito que necessitarei do último livro para ela poder descer realmente goela à baixo.

As outras coisas sobre esse mundo maluco que ele criou sinto que não preciso de muitas explicações, ele narra tudo em uma velocidade tão dele, que as informações vão vindo, devagar, de forma leve mas perceptível, não me sinto na obrigação de exigir explicação de tudo, me vejo como os personagens: curiosa e assombrada na mesma medida.

"Não havia dúvidas: eram duas luas."

Não me sinto confortável ainda em indicar, pois não finalizei a série, mas acho que ela sempre merece uma chance. Certamente não é uma leitura do agrado de todos, mas se ela conseguir pescar você não haverá arrependimentos.

"...O tempo era curto, mas o problema é que Tengo não sabia onde ela se escondia.
- Ho, ho - disse o ritimista.
- Ho, ho - Disseram, em uníssono, as outras seis vozes."

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.