Leitura 14# O Segredo dos Seus Olhos - Eduardo Sacheri

Leave a Comment
O Segredo Dos Seus Olhos





Autor: Eduardo Sacheri
Editora: Suma de Letras
Páginas: 212
Ano: 2011
Avaliação:  4/5



Tenho esse livro a alguns bons anos, mas ele ficava  naquele limbo, sempre achando que seria o próximo mas acabava sendo passado para trás por algum outro aparentemente mais atraente. Quando resolvi começa-lo de uma vez por todas quase desisti, achei monótono, confuso, diferente do que imaginava, que naquela época seria um romance meloso e dramático. Li até a página 60 mais ou menos e demorei uns 7 meses para engrenar novamente a leitura, e por incrível que pareça terminei de uma vez só, em uma noite. É engraçado como o tempo amansa suas perspectivas e principalmente as expectativas.

Essa "distancia" me fez ver o livro de outra forma, com mais paciência comecei a me envolver com toda aquela trama. Ela começa na verdade pelo final, contando sobre a despedida de Benjamín Chaparro de seu trabalho, depois de anos trabalhando em um Juizado de Buenos Aires ele finalmente se aposenta. Com todo esse novo tempo livre ele resolve escrever um livro e se inspira em um dos crimes que trabalhou na repartição 30 anos atrás. Um crime bárbaro envolvendo uma jovem recém casada grávida que foi estuprada e brutalmente assassinada. Não só pela crueldade desse delito que toda sua vida muda, mas pelos diferentes caminhos que ela vai levando devido suas escolhas em relação a esse crime específico.

Não há muitos personagens, e os que têm são pouco desenvolvidos. Imagino que estender-se nisso realmente não era o objetivo  do autor, como a  narrativa na maior parte é em primeira pessoa, sendo o próprio Chaparro o locutor, fica claro que ele queria mais contar tudo o que lhe aconteceu , sem se ater muito a outros detalhes que não fossem relacionados a ele próprio. 

Entre os poucos personagens há Irene com quem ele nutre um amor platônico, sem coragem de se declarar ele acaba por deixar que uma amizade se instale. Moralez o viúvo, que perdeu a mulher grávida daquela maneira tenebrosa, os dois mantém um tipo de amizade um pouco bizarra e fúnebre, mas no fim acaba funcionando. Baez um policial que acaba tendo um papel muito importante em tudo no final das contas. E por último mas nenhum pouco menos importante Sandoval, seu amigo pé de pinga, que em contrapartida de todo o drama dá um toque de humor e as vezes astucia ao enredo.

Há também narrações periódicas em terceira pessoa que nos "fala" o que Chaparro nos omite. Como seus sentimentos mais profundos, sua paixão por Irene, suas dúvidas sobre o que escrever e o que esconder naquelas páginas, suas alegrias, esperanças e planos.

Há um pano de fundo que permeia toda a historia, uma época sombria da ditadura na Argentina, onde nada podia ser falado, pessoas "sumiam" de repente, policiais chegavam e levavam cidadãos comuns para averiguações e essas pessoas acabavam evaporando sem mais nem menos. 

Ele virou filme e até chegou a ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, o próprio autor foi o roteirista. Ainda não assisti, mas fiquei bem curiosa depois do trailer que segue abaixo:


Acredito que esse não é um livro para todos os tipos de leitores, não é aquele romance que pensei que era, e que aparenta na capa e no título diga-se de passagem. Creio que este é o motivo de tantas pessoas terem desistido dele. Está muito mais para um  policial, não tem aquele ar de "moral da história", é sim  um livro cheio de reviravoltas, surpresas em que você tem que estar meio preparado para o que vai ler porque ele é um pouco lento mais vale a pena ir até o fim.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.