/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/148768/O_SEGREDO_DOS_SEUS_OLHOS_1295004441B.jpg)
Autor: Eduardo Sacheri
Editora: Suma de Letras
Páginas: 212
Ano: 2011
Avaliação: 4/5
Tenho esse livro a alguns bons anos, mas ele ficava naquele limbo, sempre achando que seria o próximo mas acabava sendo passado para trás por algum outro aparentemente mais atraente. Quando resolvi começa-lo de uma vez por todas quase desisti, achei monótono, confuso, diferente do que imaginava, que naquela época seria um romance meloso e dramático. Li até a página 60 mais ou menos e demorei uns 7 meses para engrenar novamente a leitura, e por incrível que pareça terminei de uma vez só, em uma noite. É engraçado como o tempo amansa suas perspectivas e principalmente as expectativas.

Não há muitos personagens, e os que têm são pouco desenvolvidos. Imagino que estender-se nisso realmente não era o objetivo do autor, como a narrativa na maior parte é em primeira pessoa, sendo o próprio Chaparro o locutor, fica claro que ele queria mais contar tudo o que lhe aconteceu , sem se ater muito a outros detalhes que não fossem relacionados a ele próprio.
Entre os poucos personagens há Irene com quem ele nutre um amor platônico, sem coragem de se declarar ele acaba por deixar que uma amizade se instale. Moralez o viúvo, que perdeu a mulher grávida daquela maneira tenebrosa, os dois mantém um tipo de amizade um pouco bizarra e fúnebre, mas no fim acaba funcionando. Baez um policial que acaba tendo um papel muito importante em tudo no final das contas. E por último mas nenhum pouco menos importante Sandoval, seu amigo pé de pinga, que em contrapartida de todo o drama dá um toque de humor e as vezes astucia ao enredo.

Há um pano de fundo que permeia toda a historia, uma época sombria da ditadura na Argentina, onde nada podia ser falado, pessoas "sumiam" de repente, policiais chegavam e levavam cidadãos comuns para averiguações e essas pessoas acabavam evaporando sem mais nem menos.
Ele virou filme e até chegou a ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, o próprio autor foi o roteirista. Ainda não assisti, mas fiquei bem curiosa depois do trailer que segue abaixo:
Acredito que esse não é um livro para todos os tipos de leitores, não é aquele romance que pensei que era, e que aparenta na capa e no título diga-se de passagem. Creio que este é o motivo de tantas pessoas terem desistido dele. Está muito mais para um policial, não tem aquele ar de "moral da história", é sim um livro cheio de reviravoltas, surpresas em que você tem que estar meio preparado para o que vai ler porque ele é um pouco lento mais vale a pena ir até o fim.
0 comentários:
Postar um comentário