[Leitura] Como Funciona a Ficção

Leave a Comment
Como funciona a ficção
Autor: James Wood
Livro único
Editora: Cosac Naify
Ano: 2012
Páginas: 224
Avaliação: 5/5

Em 'Como funciona a ficção', o crítico literário James Wood discute como a literatura pode ser, ao mesmo tempo, artifício e verossimilhança. O autor se propõe a analisar detalhadamente, mas de forma considerada leve e acessível, elementos tidos como fundamentais da narrativa, como o personagem, o detalhe, a metáfora e o estilo. Em meio a suas reflexões, Wood apresenta exemplos retirados de clássicos e da cultura pop.
Por acaso um dia ouvi de uma menina que toda pessoa que gosta de escrever (principalmente escrever sobre livros) necessita ler "Como Funciona a Ficção" pois ele era como um manual de "como devemos avaliar uma obra". Então imaginem que iniciei esta leitura com uma ideia estabelecida do que me traria. Não foi bem isso que eu encontrei.


Logicamente o autor nos dá parâmetros, cita diversas obras e nos explica os diferentes tipos de narrativa, como a genialidade de um soube inovar e aproveitar melhor suas ideias, como o outro soube marcar tanto seus personagens sem ao menos descrevê-los com minuciosidade, prova que as vezes a falta de explicações e exposição tanto da trama quantos de seus participantes pode ser mais enriquecedora e estimulante (por criar esse ar de mistério) do que aquela em que o autor tenta justificar tudo. Há muita comparação entre diferentes pontos de vistas de autores consagradíssimos.

Outro ponto interessante é que ele deixa claro que nem os maiores escritores do mundo entravam em acordo do que era realmente bom na literatura, alguns acham desnecessários aquelas descrições sem fim do "Realismo" enquanto outros as defendem fervorosamente, uns achavam que o "fluxo de consciência" era a grande sacada enquanto outros afirmavam que ele era uma farsa, tudo isso embasado por questões na maioria das vezes filosóficas, cada qual tentando vender seu peixe.

Mais do que ajudar a avaliar acredito que a "grande lição" desse livro foi mesmo mostrar que nunca vai existir uma fórmula mágica (nem pra escrever nem para avaliar essa escrita), o que temos que fazer é tentar tirar proveito das diferenças que elas possuem, compreender qual era realmente o propósito daquele autor quando escreveu aquilo (incluindo as variáveis da época) e saber interpretar das entrelinhas o que eles querem mostrar.

Houveram muitas coisas aqui que eu já sentia mas não sabia explicar e foi TÃO bom ver tudo aquilo que eu pensava nominado nas páginas, o autor vai esmiuçando diferentes questões, transformando ideias que a principio são complexas em exemplos práticos e fáceis de entender. Sabe aquela pulguinha que fica atras da sua orelha na hora que você está lendo? Você está gostando (ou não) do livro mas na hora de explicar o porquê não consegue. Aqui ele te ajuda a responder essas perguntas.

Só abrindo um parenteses aqui, para quem não sabe James Wood é um inglês crítico de literatura, escritor,  professor de literatura (crítica literária) de Harvard e colunista da revista  The New Yorker. Iniciou a carreira como revisor, ganhou o prêmio "Young Journalist of the Year" (Jovem jornalista do ano) at the British Press Awards e em seguida se manteve durante anos como principal critico literário do The Guardian antes de ir para a América. 

É, vale a pena escutar o que ele tem a dizer. Não pense que é todo pomposo e cheio da verdade, muito pelo contrário, o livro é quase uma bate papo descontraído, apesar do conteúdo carregado a narrativa é fácil.

Eu totalmente indico! Há DIVERSAS citações de obras maravilhosas, me via desesperada querendo anotar e ler tudo aquilo. Acho ele ainda mais válido para escritores, há tantas ideias, questões e inovações complexas analisadas de maneira tão fácil, sem dúvida muito enriquecedor e inspirador. É aquele em que você vai querer ler e reler e desejar absorver cada linha. Se tiver oportunidade leia.




0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.