[Leitura] Sorrisos Quebrados

Leave a Comment
Sorrisos QuebradosAutora: Sofia Silva
Série: Não é bem uma série, são 4 livros independentes e alguns contos, todos no mesmo "universo".
Editora: Amazon
Ano: 2016
Páginas: 286
Avaliação: 2/5

Paola
Perante Deus, o meu marido prometeu me amar.
Cuidar de mim. Ser meu amigo.
Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes.
Viver para sempre juntos.
Mentiu em tudo.
Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.
A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.
André
Não procurava nada. Não queria ninguém.
Não depois de tudo que vivi.
O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.
Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas Quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e promessas.


Eu juro que eu tentei. Por vezes quase abandonei mas queria  entender o fascínio das pessoas por esse livro, por essa série em geral. Eu li Corações Quebrados, achei legal mas nada que eu conseguisse justificar as opiniões tão taxativamente calorosas e apaixonadas. Talvez ele não seja para mim, ou eu não seja para ele.


Durante a narrativa  não conseguia me conectar com os personagens, são muitas frases de efeito, todos os diálogos extremamente profundos, há muita penúria,  tudo muito desventurado, tudo muito certo, muito perfeito. Ninguém tem defeitos aqui, os personagens vão se dividir entre quem é bom e quem é mau. Não há nuances na personalidade deles, essa falta de imperfeições, de facetas neles dificultaram no processo de transformá-los em reais.

Outra coisa que me incomodou foi a Sol. A criança é uma fofinha, gracinha mesmo mas nunca na minha cabeça que aquela menina tem 4 anos. A Sofia tem um português impecável, por vezes nos deparamos com livros nacionais que parecem não haver a menor revisão, nesse quesito ela é perfeita. Mas essa perfeição atrapalhou na hora em que a menina dizia uma frase, era requintada demais para uma criança e para mim já não surtia o efeito desejado.

O André que é um perfeito cavalheiro fez algumas coisas que eu fiquei tipo 😱, e parece que ninguém percebeu o quanto aquilo foi insensível, não fez o menor sentido para mim. Durante a relação deles eu queria respirar um pouco, faltou momentos de descontração, não me sentia motivada em continuar.

Quando eu vou analisar um livro eu não penso tanto se EU TAISA gosto daquilo/daquele tema mas sim na proposta do autor. As vezes achamos tal personagem mimadinho, egoísta e não gostamos dele, mas por outro lado vai que era isso que o autor queria que você sentisse? Ele queria que você não gostasse dele, então deu certo, ele conseguiu atingir o objetivo proposto, independente de você ter gostado ou não.

E basicamente esse foi o motivo de não ter gostado,  não consegui ficar sensível à intenção da autora. Como citei acima o português dela é maravilhoso,  abusa de forma quase poética a estrutura das palavras dando um ritmo muito especifico à cena, há umas ilustrações lindíssimas que complementam a história sem falar da capa que é um espetáculo à parte.

Tem livro que não é para nós, mas esse sem dúvida é para muita gente, acompanho o reboliço que ele causa no coração das pessoas e lamento não fazer parte desse grupo mas provavelmente se você gosta de uma romance açucarado e dramático irá adorar. Sempre é bom ler e tirar suas próprias conclusões.

Conheça os livros da autora:

0.5 Sonhos Quebrados (Pais do Diego)
1. Corações Quebrados (Diogo e Emilia)
2. Destinos Quebrados (Leonardo e Rafaela)
2.5 Sorrisos Quebrados (Paola)
3. Heróis Quebrados (Cauê e Mariana) ⇢ Ainda disponível nesse link no whattpad


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.