[Leitura] Eu, Robô

Leave a Comment
Eu, RobôAutor: Isaac Asimov
Livro único
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2004 (mas a obra é de 1950)
Páginas: 320
Avaliação: 5/5

Isaac Asimov vive circulando pelo espaço, achando histórias em estrelas e planetas distantes e nos visitando de vez em quando. O que poderia ser só uma licença poética para descrever seu ofício de autor de ficção científica é a mais pura verdade desde que um asteróide foi batizado com seu nome. Poucas honras poderiam ser maiores para um autor do gênero, e Asimov ainda tem outras: recebeu da Associação Americana de Escritores de Ficção Científica o título de Grande Mestre e escreveu quase 500 livros. Eu, robô é parte de uma das três grandes séries de Asimov ? Robôs, Fundação e Império. Retoma uma das personagens principais, a grande roboticista Susan Calvin, e a faz contar, em retrospecto, histórias que resumem a evolução da robótica. A narrativa engenhosa conduz o leitor com um didatismo disfarçado: levados pela imaginação e pelo humor de Asimov, nem nos damos conta da lição de história da robótica que acabamos aprendendo. Entre a babá da primeira história e a Máquina, com maiúscula, que controla toda a Terra, na última, há ainda espaço para robôs que enlouquecem, que fazem piadas, que lêem pensamentos e até robôs orgulhosos de serem mais espertos do que os seres humanos.. Eu robô também apresenta as três leis da robótica, outro alicerce da ficção científica. De acordo com elas, a primeira obrigação de um robô é proteger seres humanos, a segunda é obedecer às ordens de humanos e a terceira é se proteger. A aparente simplicidade esconde os numerosos conflitos que podem surgir, e servem de mote para mais de uma história. 

Na época da escola estudamos Lógica Booleana, não sei se todos se recordam, mas basicamente temos um conceito Falso (onde nomearemos  com o valor 0)  e Verdade ( valor 1), a partir desta base vamos determinando para que lado as afirmativas vão. Mas há um problema nesse pensamento, na vida real não é tão preto no branco, há nuances entre a verdade absoluta e o falso absoluto, entre o 0 e o 1 as possibilidades são infinitas. É aí que vai entrar a Lógica Fuzzy (ou Difusa) a mãe da inteligência artificial [juntamente com a Booleana], um dos fundamentos básicos da robótica, mecatrônica, biônica e cia. Ok, mas é daí? O que isso tem a ver com esse livro minha filha???




Enquanto eu li Eu, Robô as únicas coisas que eu conseguia pensar eram nessas lógicas. Em como Asimov é genial e consegue transformar todas essas leis e conceitos tão caóticos em uma coisa palpável, sentimos mesmo essa variação entre o "0 e o 1" na pele.

Ele usa 3 leis:
💥1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
💥2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
💥3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.

Parece simples não? Posso afirmar que só parece.

É um livro de contos, mas todos amarradinhos. São contados pela Susan Calvin a um jornalista que está reunindo informações sobre a evolução robótica para uma matéria. Ela é a presidente da maior empresa na área e como psicóloga esteve presente na grande maioria dos acontecimentos relatados.

O incrível é que a evolução dos robôs durante cada conto vai aumentando gradativamente assim como a complexidade da trama. O primeiro robo/conto "Robbie" é modesto, nem fala e os dilemas apresentados seguem do mesmo jeito. Mas quando você chega no último conto "Um Conflito inevitável" os problemas foram se agravando de um jeito durante  narrativa que você não tem ideia de como ele vai acabar com aquilo. E quando acaba.....UAU....uma salva de palmas a esse gênio👏.

É inacreditável como ele consegue desmiuçar essas leis, é aquela Lógica Luzzy que eu citei acima colocada em prática, você realmente vê o abstrato tomar vida.

Totalmente indico, não apenas às pessoas que gostam de ficção cientifica, mas sim para todos. Esse é um daquele livros que alimentam a mente, ele pode começar devagar a até parecer fácil demais no inicio mas quando terminar você terá mudado muitos conceitos, principalmente sobre o Falso, o Verdadeiro e seus meio tons.


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.