[Leitura] O Cavaleiro de Bronze

Leave a Comment
O Cavaleiro de BronzeAutora: Paulina Simons
Série: O Cavaleiro de Bronze #1 (Série com 4 livros dos quais só 2 Lançados AINDA no Brasil)
Título Original: The Bronze Horseman
Ano: 2013
Páginas: 504
Avaliação: 5/5 

A Segunda Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado, onde as duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo com seu irmão, seus pais e avós.Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir a grande, mas decadente, cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão.
No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, e sente-se atraído por Tatiana — e ela por ele.
O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça agora dividir a família Metanova. E que segredo é esse que se esconde no passado do soldado, tão devastador quanto a própria guerra?
Hors Concours. Sim, este é o termo (na verdade sinônimo) perfeito para essa obra. Isso porque jamais poderei usá-lo como parâmetro de comparação à qualquer outro romance, a batalha nunca seria justa e eu ficaria louca tentando.
O Cavaleiro de Bronze impregnou na minha alma, transpassou qualquer barreira e hoje sou parte dele, parte Tatiana e inteiramente do Alexander.


O livro é intenso, acompanhamos todo o desenrolar da guerra pelos olhos da Rússia. Uma Rússia comunista, opressora mas mesmo assim com um povo apaixonado pela pátria e disposto a tudo para salvar esse País. Pelo menos quase todos....

"- Amor é - ela repetiu devagar, olhando só para Dasha- quando tem fome e você o alimenta. Amor é saber que ele tem fome."


Me senti decepcionada comigo, como posso ser tão alienada a respeito dessa visão do Comunismo? A respeito dessa Russia da década de 40? Me senti até culpada por ser tão feliz em um mundo tão miserável.

Senti raiva, senti fome, me revoltei e me compadeci de cada sofrimento deles. Adorei ter conhecido a Tatiana, ela começa tão ingênua e patética e se transforma em uma mulher forte e destemida. Já Alexander....Ohh Alexander, nunca vou te superar. Gostaria de um mundo onde tivesse mais de você. Com uma personalidade altiva ele é o que todo homem deveria ser: corajoso, ostensivo, firme, solidário e lindo!

"...- O que você fazia brigando comigo lá em Kirov, sabendo que tudo isso já nos espreitava.
    - Vociferando contra a minha fé - disse Alexander. - É a única porra de coisa que eu faço, simplesmente me recuso a ser derrotado. "

"...Ontem eu vim aqui pronto para sacrificar tudo, inclusive você, para satisfazer o desejo que me consome desde o dia em que nós nos conhecemos. Mas Deus estava olhando para você e Ele nos deteve, e, mais importante aida, ele me deteve, e eu, no cinzento da manhã estou menos confuso... - Alexander fez uma pausa. - Embora ainda mais desesperado por você. - Ele respirou fundo, olhando seu rifle."

Devo falar que me enganei. Como me enganei! Esse livro não é nada como eu imaginava, mas era tudo o que esperava. Dá para entender? Minhas expectativas estavam nas alturas, e foram mais que superadas.

" - Fique forte por mim, Tatiana - Alexander disse rouco. - Salve-se para mim"

Espero sinceramente que tenha conseguido transmitir pelo menos um décimo da minha paixão. Por quê me sinto tão limitada em fazer essa resenha? Porque simplesmente não há mais palavras para demonstrar tanto amor. Paullina Simons usou todas.

" -Se você quiser, pode me chamar de Shura."

Shura, Shura, Shura.....

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.