[Leitura] O Segredo de Emma Corrigan

Leave a Comment
O Segredo de Emma CorriganAutora: Sophie Kinsella
Título Original: Can You Keep a Secret
Editora: Record
Ano: 2005
Páginas: 384
Avaliação: 3/5


Chick-lits, problema sério com esse gênero. Me faz pensar que não tenho do que reclamar da imaturidade das protagonistas dos YAs, pois na verdade elas estão nessa fase de tomar decisões prematuras, ou então inseguras em sair da sua zona de conforto. Mas me sinto um pouco incomodada quando vejo uma mulher com seus quase 30 anos (ou já 30 e poucos) que não consegue tomar uma única decisão que não seja com o propósito de caçar um homem. A Emma foi um pouco além, ela tinha um propósito de subir na carreira mas o que fazia o dia todo era ....... nada.


Emma Corrigan teve sua primeira grande oportunidade: fechar um contrato com um cliente em outra cidade. Mas o que já estava praticamente garantido e seria o pontapé para sua tão sonhada promoção se torna um encontro terrível em que Emma mete os pés pelas mãos e acaba arruinando qualquer possibilidade de um negócio promissor.

Na viagem de volta de avião ela passa por um turbulência assustadora, e ela que já tinha fobia entra em pânico e começa a contar toda sua vida, inclusive seus segredos mais bizarros e obscuros para o homem do assento ao lado. O que ela não esperava era que o destino cruzaria a vida desses dois da pior forma possível.

Me senti assistindo um desses milhões de comédias românticas em que você já sabe o que vai acontecer desde o primeiro capítulo, e foi isso que aconteceu, nada me surpreendeu, tiveram momentos bem pastelões e surreais, outros em que dei risada e outros em que suspirei.

Adorei  Jack, ele foi o motivo de me apegar ao livro. Ele é doce, inteligente e misterioso. A Emma me irritou muito, além de imatura ela é extremamente preguiçosa e não toma nenhuma atitude relevante em relação a sua carreira, só o que ela sabe é reclamar como se todo mundo se desse bem e só ela que não. Achei os personagens secundários mais engraçados do que ela, apesar deles serem super caricatos me divertiram muito mais.

Nunca tinha lido nada da Sophie, acho que esse gênero realmente não é para mim mas entendo o porquê dela ter rios de fãs por onde passa. A escrita é fluída, simples e bem humorada. Acredito que lerei outras coisas dela para poder ter uma opinião mais consistente, mas devo dizer que gostaria de ser um tiquinho surpreendida e mulheres mais auto suficientes. A feminista dentro de mim se remexeu violentamente em diversos pontos da narrativa.

Por outro lado a autora foi tão inteligente que ela usou um tema em que algum momento você vai se identificar com a protagonista: segredos. Sejam eles pequenos ou grandes todo mundo tem. Em vários momentos você acaba se lembrando de alguma coisa que fez, que não contou, que omitiu e por ai vai. Por mais que eu não tenha gostado muito da Emma, tiveram partes que me senti ela sim, e isso de certa forma faz você criar um vínculo mesmo que pequeno com o livro.

Eu indicaria sim, apesar de ter dado a impressão que não gostei, ele teve seus momentos, talvez seja apenas que esse gênero não seja compatível com minha personalidade, sei lá se isso existe ou é só uma desculpa, mas tenho preferências por personagens mais determinadas. Mas por outro lado a escrita é leve e é uma opção fácil e despretensiosa de passar o tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.