[Leitura] Tudo e Todas as Coisas

Leave a Comment
Autora: Nicola Yoon
Livro único
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 304
Avaliação: 5/5

"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."
Que livro mais amorzinho!!!!


Pela sinopse já percebemos que vem drama por aí. Maddy nossa fofura de protagonista é uma adolescente que desde muito novinha aprendeu que sua vida tem que ser cercada de limitações. Na verdade ela pode fazer tudo o que quiser desde que não ponha os pés para fora de casa 😱. Sim ela é alérgica a qualquer coisa e esse ambiente externo pode pode levá-la a morte.

Sua mãe então cria uma ambiente seguro e "auto-suficiente" dentro de casa. Ela nunca reclamou, até que um dia uma família se muda para casa ao lado, nessa família há um menino, esse menino tem os olhos azuis como o oceano, que pula, salta e escala as paredes. De repente aquele "auto-suficiente" lugar seguro não vai ser mais suficiente❤.

Tudo e Todas s Coisas vai abordar vários temas, cada um de uma forma tão ownnnnn que você não vai querer largar o livro até terminar. Ele fala sobre primeiro amor, essa descoberta deliciosa, medos e desesperos que ele causa. Ele vai falar também sobre escolhas, quanto vale a pena correr riscos por aquilo que agente quer, mais vale a pena viver uma meia vida longa ou uma vida intensa e imprevisível?

"-É sempre assim? - pergunto, ofegante.
- Não - diz ele- Nunca é assim. - Percebo o encantamento na voz dele.
E, assim, tudo muda."

Além da relação maravilhosa entre ela e o Olly, temos também a Carla sua enfermeira que é uma personagem incrível e é o empurrão nessa nova etapa da vida dela, ela é o coração nessa falta de razão. Contrabalanceando temos a mãe, puro coração mas com uma visão totalmente diferente, nos faz repensar como  é difícil deixar livres aqueles que amamos, quanto é complicado colocar essa abnegação em prática.

Tudo muito suave e gostoso de acompanhar. A Maddy é uma menina tão incrível, tinha tudo para ser aquela que fica chorando as pitangas mas não, ela é forte, decidida e sem mimimi. Ainda me ajudou muito no processo de entender a mãe dela, quem eu queria sentir uma aversão mas não consegui. As coisas vão acontecendo de um jeito que você vai aceitando muito bem a escolha de cada um.

Pode parecer meio triste, mas não é, o tema é realmente dramático mas é aquele tipo de livro que aquece o coração, eu ameeeei e recomendo de olhos fechados.

"...-Tudo é um risco. Não fazer nada é um risco. A decisão é sua."

Além do amorzinho em palavras ele é recheado de ilustrações que deixam a leitura muito dinâmica e criativa. Os capítulos são curtos (as vezes uma estrofe, um e-mail, um spoiler [parenteses dentro do parenteses aqui....kkkkkkk, sim há vários spoilers de livros, mas todos sinalizados, mesmo assim peguei um que não queria😭, mas ok continuo amando esse livro], um bilhete ou um desenho) e não há enrolação, a narrativa é bem desenvolvida e viva. 

Se você está procurando um livro leve, rápido e que traga uma coisa boa esse é uma excelente opção!





0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.