Leitura 07# - Esposa 22 - Melanie Gideon






Titulo: Esposa 22
Titulo Original: Wife 22
Autora: Melanie Gideon
Editora: Intriseca
Ano de Publicação: 2012
Classificação: 4/5

Sempre me perguntei se o que vivemos, o que estamos vivendo no momento ou nossas experiências de um modo geral, interferem na nossa avaliação sobre um livro, com esse livro eu tive certeza que sim. É logico que assuntos novos são sempre bem vindos e podemos absorver de um modo muito positivo, mas nesse livro eu pude me ver na protagonista e foi uma delicia.


Alice esta nos seus 40 e poucos anos, vivendo em um momento morno do seu casamento de 20 anos e com um emprego mediano de meio período em uma escola publica. Seus filhos estão iniciando a adolescência, a filha mais velha ela praticamente já "perdeu", e o mais novo é o único companheiro dentro de casa.


Ela sente que sua vida esta um tédio, até que um dia ela abre sua caixa de e-mail. Na pasta de Spam tem um  do Centro Netherfield dizendo que ela foi selecionada para participar de uma pesquisa sobre o casamento do século XXI. Na hora esse e-mil passa para caixa de entrada e ela aceita o desafio.


Então ela se torna e Esposa 22 (para manter a privacidade e os dados pessoais de quem participa da pesquisa) e começa a se comunicar com o Pesquisador 101. No decorrer do livro ele vai enviando as perguntas. Para nós leitores só aparecem as respostas, mas a maioria da para matar logo de cara quais são as questões. E lá pela metade do livro eu percebi que as perguntas estavam la nas ultimas páginas, mas abafa....Eu adorava tentar adivinhar quais eram as peguntas para aquelas respostas na maioria das vezes muito divertidas.


Com o tempo agente vai entendo o que aconteceu com essa família, como ela e seu marido Willian se conheceram e se apaixonaram, e vamos descobrindo junto com Alice como o tempo e o cotidiano podem deixar um relacionamento tão quente em um tipico "piloto automático".


Apesar da protagonista ser praticamente 20 anos mais velha que eu, pude me identificar bastante com ela. Os flashbacks da gravidez, dos filhos pequenos e inicio de casamento que é bem o momento em que estou passando. 



Outro ponto bem legal é que o livro é cheio de troca de e-mails divertidos entre ela e o Pesquisador 101, tem muitas entradas no Facebook, algumas no Twitter. O que por um lado deixa o livro bem dinâmico pode talvez ficar meio ultrapassado daqui a alguns anos. Mas penso também que fosse ICQ, bate-papos do Uol ou Messenger ficaria igualmente divertido só ia mudar a plataforma.


Não sei dizer se esse livro é para todas as idades e gêneros, posso estar errada, é logico que o mais variado tipo de pessoa pode se divertir com a leitura, mas não sei se realmente vão "enxergar" esse ponto de vista da Alice.
Tecnologia do Blogger.