[Leitura] It - A Coisa

Leave a Comment
Autor: Stephen King
Livro único
Editora: Suma
Ano: 2014
Páginas: 1103
Avaliação: 4/5

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.
Caraca nem credito que finalmente terminei este livro!!
Não sei muito bem o que acontece nessa minha relação com o Stephen King, gosto muito do jeito que ele escreve mas não é aquele amor de outro mundo, tenho a impressão que não sou insana suficiente para nossa relação dar certo. kkkkkkkkkkkkkkkkk
It foi uma montanha russa. Não estava muito empolgada no começo, muitas informações desconectadas foram costurando a trama lentamente, passado e presente se cruzam diversas vezes formando o mapa geral do enredo, aos poucos fui me afeiçoando a cada um do "Clube dos Otários", aos poucos fui entendo a "coisa" , chegando na reta final eu corri como eles desesperada, para ver como se resolveria tudo aquilo.

De um modo geral eu amei o livro, essa é uma história sem dúvida rica e marcante, daquelas que ainda me lembrarei depois de anos passados, mas devo dizer que me decepcionei em alguns aspectos dentre eles o final, na grande revelação da face da coisa. Achei fraco e até um pouco preguiçoso, muito diferente de toda a complexidade que a história trás. Ele tira o mérito de toda a história? Logicamente que não, mas na minha visão destoou completamente da ideia geral.

Lendo alguns comentários e reportagens sobre este livro me deparei com algumas informações curiosas das quais eu desconhecia, como que nessa fase especifica da escrita ele sofria de dependência de drogas pesadas, era encontrado pela sua esposa diversas vezes caído em seu próprio vômito no meio do manuscrito.......simm agora muita coisa faz sentido para mim, ou melhor dizendo, agora a falta de sentido faz algum sentido.....kkkkkkkkkkkk.

Mas eu não consigo parar de pensar, será que todas essas loucuras e bizarrices que ele acabou criando  justificadas por uma mente alucinada pela cocaína devem ser obrigatoriamente ovacionadas, sem questionamentos? Sinto que existe uma anistia para o Stephen King onde tudo é liberado porque ele é ele, e há uma pressão tão grande para amar ele e tudo que ele escreve que até me sinto um pouco sufocada.

Há um apelo muito forte na sua escrita, em alguns momentos me sinto até observada, tenho impressões ambíguas, as vezes parece que ele pouco se importa com o que vão achar das coisas malucas que eles escreve em outras  parece que ele está tirando onda com a nossa cara, escreve a coisa mais sem noção possível para ver até onde pode ir a compreensão do leitor. Talvez seja este papel de camundongo é que me deixa desconfortável....kkkkkkkkkk.

Mas voltando ao livro, gostaria muito de salientar o quanto eu AMEI o conceito de amizade que foi  tratado aqui, o livro é catalogado como terror/suspense mas ele consegue trazer uma leveza muito grande, eu ameii todos os persongens, TODOS [[até mesmo o Richie que me tirava do sério no começo ganhou meu coação no final]], em especial o Ben!! Dei muitas risadas com eles, até mesmo Pennywise tem bom humor......hahahahahahahah.

Há muitos spoilers correndo soltos por aí, se por acaso você se deparou com algum desses (principalmente os bizarros, que mesmo justificados no enredo não deixam de ser bizarros) e desanimou um pouco de ler esse calhamaço, não desista, esse livro é muito mais do que aquilo que você pensa que já sabe.

Parece estranho, mas quando você termina esse livro a sensação é mais de conforto do que de medo, no final de tudo você percebe que o livro se tratava muito mais de superação, lealdade e companheirismo do que um simples palhaço assassino. Chega a ser quase fofo.......kkkkkkkk.....quase. Leiam.

"... pensar que a infância tem seus segredos doces e confirma a mortalidade, e que a mortalidade define toda a coragem e todo o amor. Pensar que o que já ansiou pelo futuro também precisa olhar para trás, e que cada vida faz sua própria imitação da imortalidade: uma roda."


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.