[Leitura] O Sorriso da Hiena

Leave a Comment
O Sorriso da HienaAutor: Gustavo Ávila
Editora: Independente
Ano: 2015
Páginas: 304
Avaliação: 3\5

Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. 
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?

Há certos livros que vão mudar sua vida para sempre. Não adianta, muitas vezes até de forma inconsciente ele já transformou o modo como você avaliará outros daquele ponto em diante, eleva sua critica a outro patamar. Isso é ótimo, mas pode atrapalhar uma possível surpresa que você teria se não tivesse se deparado com ele antes. Infelizmente O Sorriso da Hiena veio depois.


Davi perdeu seus pais de forma violenta, os dois assassinados brutalmente quando tinha apenas 8 anos, ele decide então melhorar esse mundo cruel. Adivinhem como? Básico, ele resolve matar alguns pais na frente de crianças de 8 anos e pede a ajuda do Psicologo infantil Willian para acompanhar a vida dessas crianças e ver como a maldade afeta a vida de cada um.O primeiro queria ver se  é normal ser anormal depois de um trauma, e o outro fica no dilema: ajudar e concluir um estudo jamais feito antes, sem teorias nem hipóteses, ele verificaria os fatos reais? Ou não ajudar e ficar sem os estudo e sem as crianças? Pois Davi já confirmou independentemente dele aceitar ou não pais iriam ser assassinados.

Minhas expectativas estavam nas alturas com esse livro, eram tantos comentários positivos, tanto "PQPPPP que final é esse!!!!", todo mundo dando 5 estrelas, favoritando, mas não funcionou dessa maneira comigo.

Não consegui me conectar com os personagens , na verdade achei-os meio parecidos e pouco caracterizados, com exceção do Detetive Arthur (adorei) os outros foram tão superficiais que não sentia muita empatia por nenhum deles. Até mesmo com o Arthur tive meus problemas, houveram acontecimentos que tinham o propósito de deixá-lo "o policial excêntrico-foda" mas ficaram tão deslocados, parecia um recorte de episódios de CSI e True Detective.

Algumas cenas também me incomodaram demais, principalmente as do consultório do William, eu realmente não conseguia crer em situações banais, achei estranho o comportamento das crianças e tive a impressão que estava lendo um roteiro de filme, parece que se fosse outra mídia o negocio funcionaria melhor.

De um modo geral eu gostei, achei SUPER interessante a ideia, mas acredito que poderia ter sido trabalhada melhor. Consigo ver o porquê de tantos elogios, é uma história interessante que talvez eu não tenha gostado tanto por ter lido alguns outros com essa mesma temática. Mesmo assim recomendo e pretendo ler outros livros que o Gustavo Ávila escrever, se você gosta do gênero dê uma chance e tire suas conclusões.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.