Leitura 09# Se Vivêssemos em Um Lugar Normal - Juan Pablo Villalobos

Se Vivêssemos Em Um Lugar Normal



 Autor: Juan Pablo Villalobos
 Editora: Companhia das Letras
 Ano de Publicação:2013
 Titulo Original: Si viviéramos en un lugar normal
 Páginas: 153
 Avaliação:3/5

Que livro louco. Sério, muito louco. Quando terminei a leitura fiquei com aquela sensação de choque, não sabia se tinha gostado ou odiado. O final mesmo é a loucura da loucura.

Mas vamos pelo começo. Ele é narrado em primeira pessoa por Orestes um menino de treze anos, filho de um professor de escola pública, uma mãe bem estereotipada no estilo "mãezona", e que tem como irmão mais velho Aristóteles e os mais novos são Arquíloco, Calímaco, Electra e os gêmeos (que eles chamam "gêmeos de mentira" pois são gêmeos com aparência diferente) Castor e Pólux.

Só por esta breve introdução já da para perceber o tipão da família. Eles moram em um bairro chamado Puta Que Pariu situada na cidade de Lagos (México). Orestes vai contando sobre o cotidiano deles, em como a casa, apelidada de caixa de sapatos, foi ficando pequena a cada novo irmão que nascia, como é a guerra na hora da comida para ver quem consegue pegar mais quesadilhas, como a falta de dinheiro interferia no tamanho delas, e outros fatos corriqueiros, até que  um acontecimento muda toda essa rotina e o que era ruim pode ficar bem pior.

Fica claro que o autor quis dar uma cutucada na sociedade mexicana, em como há famílias esquecidas, no grande abismo entre ricos e pobres, como o lado mais fraco sempre é prejudicado  e como a luta pela sobrevivência começa é dentro de casa. Ele usa muito humor acido, cinismo e sarcasmo para contar os apuros que essa família passa.

Em alguns momentos o Orestes me chocou, pela pouca idade ele tem uns pensamentos bem egoístas e as vezes sinistro. Mas nada surreal também, é que foi uma verdade tão crua que foi espantoso para mim, mas acredito que existem muitos Orestes por ai.

Acho que não é todo mundo que vai gostar desse livro, o autor usa  um linguajar bem rebuscado no meio de vários palavrões, a história em si é uma loucura absoluta, o final como mencionei acima é maluco total, mas sem dúvida acho que vale a pena experimentar porque ultimamente eu tenho a impressão de ler vinte livros e depois não sei qual é qual, as histórias são tão parecidas que sempre pego um personagem de um e acho que esta no outro e assim por diante. 

Originalidade sem duvida é a palavra chave aqui, tudo nesse livro é diferente e incomum.
Tecnologia do Blogger.